O psicoterapeuta disse que sou hiperativo. A criação deste blog surgiu pouco depois de ser assim diagnosticado. Segundo o site especialista Hiperatividade (que já existia antes do meu blog, mas eu não sabia!), os portadores deste distúrbio são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". Mas garante que "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" são adjetivos que descrevem muito melhor essas pessoas. Eu, particularmente, creio que sou uma mistura disso tudo aí. Cheio de muitas idéias, muitos sonhos e muitos projetos. Muita vontade e muito trabalho. Muitas vertentes e muitas atividades. Sou editor-adjunto do Crônicas Cariocas. Não deixem de visitar minhas colunas: Cinematógrafo; Crônicas; Poesias; e HQs. Ah! Visitem o Magia Rubro Negra , site de apaixonados pelo Mengão, para o qual tive o prazer de ser convidado a fazer parte da especial equipe!!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Minha Cidade Grita

William Erwin Eisner, ou apenas Will Eisner, é considerado um dos mais importantes artistas de histórias em quadrinhos e uma das maiores influências no desenvolvimento do gênero. Criou diversos personagens, mas, sem dúvida, sua maior criação foi The Spirit. É a história de um detetive mascarado, Danny Colt, um herói sem superpoderes que protege os habitantes da cidade fictícia de Central City. A série se destacou pela inovação dos enquadramentos - quase cinematográficos, com efeitos de luz e sombra - e pelas inovadoras técnicas narrativas, além da qualidade do roteiro e da arte, com belas mulheres, cenas hilariantes, melodramáticas, mas que enfatizavam, sobretudo, o aspecto humano dos personagens. The Spirit é considerada uma das obras mais importantes das histórias em quadrinhos.

Além de sua carreira como quadrinhista, Eisner ensinou Técnicas de Quadrinhos na Escola de Artes Visuais de Nova York e escreveu obras fundamentais na criação de histórias em quadrinhos: Os Quadrinhos e a Arte Seqüencial (Comics and Sequential Art) e A Narrativa Gráfica (Graphic Storytelling). Obras que tenho o orgulho de possuir e que usei em minhas monografias de graduação e de pós-graduação: As Histórias em Quadrinhos Como Ferramenta de Ensino; e A Trajetória do Personagem Batman: Dos Quadrinhos ao Cinema.

Sua importância para a Nona Arte é tão grande que, em 1988, a indústria dos quadrinhos prestou-lhe um tributo, criando o Prêmio Will Eisner, mais conhecido como "Eisners", que servem como uma premiação pelo "conjunto da obra" nas histórias em quadrinhos. É como um Oscar dos quadrinhos.

Pois bem, The Spirit está sendo adaptado para o cinema e pelas mãos de outro quadrinhista de grande importância, Frank Miller. Foi graças a ele e a seu Cavaleiro das Trevas, publicado em março de 1986, que a arte quadrinhística ganhou nova força e começou a deixar para trás o estigma de coisa de criança.

Miller escreveu roteiros para filmes, sendo os mais notáveis Robocop 2 e Robocop 3. Depois deste último, o autor teria afirmado que nunca mais deixaria Hollywood fazer adaptações de suas histórias, decepcionado por praticamente nenhuma de suas idéias chegar às versões finais dos filmes. A posição de Miller em relação às adaptações cinamatográficas mudaria depois que Robert Rodriguez mostrou-lhe um curta-metragem baseado em um dos contos de Sin City — filmado sem o conhecimento do autor. Miller teria ficado tão satisfeito com o resultado que aceitou adaptar Sin City para o cinema. O filme foi co-dirigido por Rodriguez e Miller, utilizando fielmente a seqüencia dos quadrinhos e o jogo de luzes e sombras dos desenhos de Frank Miller. Depois do sucesso dessa experiência, foi filmado 300, baseado em outra obra sua.

Agora, foram divulgados pôsteres da adaptação dos quadrinhos de Will Eisner e, também, um teaser trailer. É bacana de se ver, mas fica claro que Miller resolveu utilizar seu estilo Sin City, em alto contraste, sobre a criação de Eisner. Resta saber como reagirão os fãs. Uma coisa é certa, o visual de Eva Mendes como Sand Saref é de arrepiar e de deixar qualquer marmanjo assanhado.


10 comentários:

simple_chi! disse...

lgl!!
parabens pelo blog!! ;DD

Unknown disse...

Confesso que de HQ, conheço bem os da Turma da Mônica...kkk
Mas é sempre bom saber mais alguma coisa né...
http://maynabuco.blogspot.com

LI-VERISSIMO disse...

Olá Tito!

Queria dizer à vc que seu blog é de uma variedade espetácular, inteligente e de extremo bom gosto. Adorei os textos e as figuras. Tudo muito interessante. PARABÉNS! Voltarei mais vezes.

Abraços.

Unknown disse...

Obrigado a todos vocês.

Li-Verissimo, volte sempre que desejar. Adorarei as visitas!

Jeffmanji disse...

Cara... creio q the spirit seja um bom filme. pelo menos é o que eu espero.

Mas quero comentar o logo do seu blog. Spiderman, Liga, Indiana, lost... legal. só não achei legal a bandeira de um "timeco" lá.

kkkkkkkkkkkk


Brincadeira. Abraço, cara!

Tica disse...

estilo sin city parece ser legal... eu gostei de sin city apesar de ser meio sangrento demais rsrs

otimo blog bem construido parabens

Pedro Henrique Gomes disse...

Problemas no trabalho me impediram de visitar o Hiperatividade por alguns dias. Mas, agora estou de volta e com todo o gás, hehehe.

Abraço!!!

Anônimo disse...

putz se for mais ou menos como sin city vai ser legal... ainda mais se tiver a eva mendes no eleco o mulher linda essa eva

Buda Verde disse...

parece que será um filmão.

Anônimo disse...

Deu vontade de conhecer. Belo blog!