O psicoterapeuta disse que sou hiperativo. A criação deste blog surgiu pouco depois de ser assim diagnosticado. Segundo o site especialista Hiperatividade (que já existia antes do meu blog, mas eu não sabia!), os portadores deste distúrbio são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". Mas garante que "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" são adjetivos que descrevem muito melhor essas pessoas. Eu, particularmente, creio que sou uma mistura disso tudo aí. Cheio de muitas idéias, muitos sonhos e muitos projetos. Muita vontade e muito trabalho. Muitas vertentes e muitas atividades. Sou editor-adjunto do Crônicas Cariocas. Não deixem de visitar minhas colunas: Cinematógrafo; Crônicas; Poesias; e HQs. Ah! Visitem o Magia Rubro Negra , site de apaixonados pelo Mengão, para o qual tive o prazer de ser convidado a fazer parte da especial equipe!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Teatro Independente volta à cena com texto inédito de Jô Bilac após o sucesso da peça “Cachorro!”

"REBÚ"



Em tom de tragicomédia, o Teatro Independente cria um verdadeiro "rebú" em uma peça de época com ares cinematográficos. O clima alude um set de filmagem e a trama se passa no fim do século XIX. Mas a peça não usa recursos de projeções e afins como se poderia pensar. A linguagem essencial, calcada nos atores, é uma das caraterísticas da Cia cujo primeiro trabalho foi a peça “Cachorro!”, sucesso que permaneceu em cartaz por quase dois anos. “O intuito é resgatar a época sem reconstituí-la, trazendo à tona um ar de revisitação”, explica o diretor Vinícius Arneiro. O dramaturgo Jô Bilac completa: “Localizar o espetáculo em um século remoto e ao mesmo tempo se debruçar na linguagem cinematográfica nos direciona a um intencional contraste, um choque entre linguagens”.
 
A ousadia pode ser vista também no próprio espaço onde a peça vai ser encenada – na sede da Cia. dos Atores,  (Atrás da sala Cecília Meireles , acesso bela escadaria de azulejos do artista plástico Selarón). É um teatrinho simpático de 60 lugares no coração do bairro mais badalado da cidade. “É perfeito, depois de assistir a peça, uma esticada na Lapa é a melhor opção pro fim de semana.”, dica da produtora Lucianna Magalhães. Outra novidade é a apresentação às segundas-feiras, um diferencial do que se tem visto nas produções cariocas. A peça é encenada aos sábados, domingos e segundas sempre às 20 horas. Forma que o Teatro Independente encontrou de ocupar ao mesmo tempo horário nobre e alternativo, uma opção diferenciada que possibilita àqueles que também estão em cartaz nos finais de semana conferirem o trabalho.
 
Para o grupo, a diferença entre o primeiro e o segundo espetáculo é a experiência adquirida após três temporadas no Rio, duas em São Paulo e uma turnê nacional. “Hoje somos quase uma família. Quando estávamos em São Paulo moramos todos juntos num apartamento por seis meses", revela o ator Paulo Verlings. E a família ganhou parceiros. Foram apadrinhados pela Cia. dos Atores que acolheu o projeto e ainda contam com profissionais como o figurinista Marcelo Olinto e o iluminador Paulo César Medeiros na equipe do novo espetáculo.
 
Uma Pequena História de Sucesso
 
O Teatro Independente foi criado em 2006 com o esquete “CACHORRO!”, vencedor do I Mercadão Cultural – RJ nas categorias "Melhor Esquete" e "Melhor Direção". O esquete deu origem ao primeiro espetáculo do grupo, o também intitulado “CACHORRO!”. Estreado em outubro de 2007 no Espaço Sesc, a peça ficou em cartaz um ano no projeto "Repertório" no Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea), “CACHORRO!” recebeu a indicação ao PRÊMIO SHELL 2007 de Melhor Direção. Ainda em turnê, o espetáculo já percorreu 60 cidades do país e ultrapassou 200 apresentações. Tendo também passado por festivais como o FIT - São José do Rio Preto (SP),  FITA - Angra dos Reis (RJ), Festival Nacional de Recife, Mostra Cariri - CE 2008  entre outros. "REBÚ", novo projeto da Companhia foi contemplado pela lei de fomento através da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
 

SERVIÇO

De 10 de outubro a 30 de novembro

Sábados, Domingos e Segundas às 20 horas.
Local: Sede da Cia. dos Atores
Endereço: Rua Manoel Carneiro, nº 10/12 - Lapa - Centro. (Atrás da Sala Cecília Meireles)
Estacionamento no local

Telefone: 22424176
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada).
Capacidade de Público: 60 lugares.
Venda disponível somente aos sáb, dom, e seg, 1 hora antes da peça. 
Não acessível para cadeirantes

SINOPSE:
No ano de 1880, jovem casal se prepara para receber a visita da irmã adoentada do homem da casa, que traz consigo um filho bastante inusitado. A presença dos visitantes cria uma rivalidade com a mulher da casa e leva o embate às últimas conseqüências.

FICHA TÉCNICA
Texto: Jô Bilac
Direção: Vinicius Arneiro
Elenco: Carolina Pismel, Júlia Marini, Diego Becker e Paulo Verlings
Iluminação: Paulo César Medeiros
Figurinos: Marcelo Olinto
Cenografia: Daniele Geammal
Trilha Sonora Original: Lucas Marcier
 
Assessoria de Imprensa:
Tel. 2577-7822
Bruno Pacheco (21) 8716-7463
Monique Santos (21) 9407-1991 / 7883-0861
Fernanda Carvalho (21) 7864-6825 / 9979-7172

Nenhum comentário: