O psicoterapeuta disse que sou hiperativo. A criação deste blog surgiu pouco depois de ser assim diagnosticado. Segundo o site especialista Hiperatividade (que já existia antes do meu blog, mas eu não sabia!), os portadores deste distúrbio são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". Mas garante que "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" são adjetivos que descrevem muito melhor essas pessoas. Eu, particularmente, creio que sou uma mistura disso tudo aí. Cheio de muitas idéias, muitos sonhos e muitos projetos. Muita vontade e muito trabalho. Muitas vertentes e muitas atividades. Sou editor-adjunto do Crônicas Cariocas. Não deixem de visitar minhas colunas: Cinematógrafo; Crônicas; Poesias; e HQs. Ah! Visitem o Magia Rubro Negra , site de apaixonados pelo Mengão, para o qual tive o prazer de ser convidado a fazer parte da especial equipe!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Guilherme Leme dirige texto inédito no Brasil do inglês Joe Penhall no CCBB



''O universo de um hospital psiquiátrico, a divergência sobre diagnósticos, problemas políticos relacionados à saúde pública, racismo institucionalizado e jogos de poder'' são algumas das questões levantadas na peça “Laranja Azul”, texto inédito no Brasil do premiado autor inglês Joe Penhall, considerado pela crítica britânica um dos melhores dramaturgos da sua geração.
Depois de encenar com grande êxito O Estrangeiro, o ator e diretor Guilherme Leme começa a dirigir esse texto vencedor do Laurence Olivier Awards. Para colocar em cena o drama entre um jovem negro esquizofrênico e dois psiquiatras num hospital psiquiátrico londrino, Leme chamou os atores Rogério Froes, Rocco Pitanga e Pedro Brício. O trio nunca havia trabalhado junto, mas garante que a experiência tem sido fértil e extremamente proveitosa. “Está sendo muito agradável trabalhar com Rocco e Brício. Guilherme é um diretor jovem na praça e estou gostando muito do método de trabalho dele. O texto é maravilhoso e acho que vai causar um grande impacto no público”, garante Fróes. Já o ator e também dramaturgo, Pedro Brício, considera a peça de Joe Penhall muito bem arquitetada, com toda a sofisticação do pensamento e humor ingleses. “A experiência dos ensaios e do mergulho nesse universo tem sido intensa, estamos passando por muitas descobertas e discussões sobre a loucura”, garante Brício. Rocco Pintanga raspou a cabeça para fazer o papel do atormentado Cris e considera essa experiência o grande desafio de sua carreira. “É o trabalho mais interessante que já fiz em minha vida, um personagem difícil e cheio de nuances, uma oportunidade maravilhosa para meu crescimento como ator”.
Intensa também é a fase de Guilherme Leme que conciliou o fim da temporada de O Estrangeiro com os ensaios de Laranja Azul depois de ter dirigido Betty Faria em Shirley Valentine no CCBB de São Paulo. O cenário criado por José Dias transforma o teatro lll do CCBB em uma enorme caixa branca com o cenário também todo em matizes de branco .A luz ,com criação de Tomás Ribas , também conta apenas com diferentes tipos de neon branco, e até mesmo o público terá que vestir um jaleco branco para assistir o espetáculo. “A idéia é fazer o espectador se sentir realmente dentro de um hospital”, explica Leme. A trilha sonora, assinada por Marcelo H, traz o punk rock e distorções de guitarras para perturbar o equilíbrio dessa monocromia . Sérgio Saboya assina a produção dessa montagem que deve criar verdadeiras cicatrizes no mundo psiquiátrico brasileiro.
Críticas Internacionais:
 “Jogos de Poder que criam uma cicatriz no mundo psiquiátrico”
New York Times
 “Texto vigoroso... Penhall tem o dom de tratar de assuntos sérios de forma bem humorada e apresentar uma indignação moral sem didatismos... Uma sátira instigante.” Guardian

“Eu saí da peça de Joe Penhall num estado de absoluta excitação... Um dos melhores textos inéditos da história do teatro inglês.” Sunday Times
 “Engraçada e irreverente... o texto de Penhall é vibrante do começo ao fim.” The Independent
SERVIÇO:
Laranja Azul
Texto: Joe Penhall
Direção: Guilherme Leme
Elenco: Rogério Froes, Rocco Pintanga e Pedro Brício
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro III
            Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
            Tel.: 3808-2020
Temporada: 22 de outubro de 2009 a 03 de janeiro de 2010
Datas: quarta a domingo às 20h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Tempo de Duração: 85 minutos
Capacidade de Público: 80 lugares
Bilheteria a partir das 10 horas
Acessível para cadeirantes
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS

Nenhum comentário: