O psicoterapeuta disse que sou hiperativo. A criação deste blog surgiu pouco depois de ser assim diagnosticado. Segundo o site especialista Hiperatividade (que já existia antes do meu blog, mas eu não sabia!), os portadores deste distúrbio são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". Mas garante que "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" são adjetivos que descrevem muito melhor essas pessoas. Eu, particularmente, creio que sou uma mistura disso tudo aí. Cheio de muitas idéias, muitos sonhos e muitos projetos. Muita vontade e muito trabalho. Muitas vertentes e muitas atividades. Sou editor-adjunto do Crônicas Cariocas. Não deixem de visitar minhas colunas: Cinematógrafo; Crônicas; Poesias; e HQs. Ah! Visitem o Magia Rubro Negra , site de apaixonados pelo Mengão, para o qual tive o prazer de ser convidado a fazer parte da especial equipe!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tesouros do Magia - Por Fabrício Mohaupt e André Costa


O Tesouros do Magia desta semana vai visitar o ano de 1978, aquele que representa a arrancada para todo um período de glórias rubro-negras, a chamada Era de Ouro do Mengão. Aliás, não é o ano que representa esta arrancada, mas um gol especialíssimo. Um gol de zagueiro. Não. Um gol DO zagueiro! Foi a partir deste gol que crescemos e chegamos ao topo do mundo.

Estamos falando do gol do Deus da Raça, o eterno Rondinelli, nascido Antonio José Rondinelli Tobias, no dia 26 de Junho de 1955, em São José do Rio Pardo (SP). Jogou 406 partidas pelo Fla e marcou 12 golos. Ganhou os seguintes títulos: os Campeonatos Cariocas de 1974, de 1978, de 1979 e o especial de 1979; as Taças Guanabara de 1978, de 1979 e de 1980; os Troféus Ramón de Carranza de 1979 e de 1980 e o Campeonato Brasileiro de 1980.

Este gol aconteceu no Campeonato Carioca de 1978. O Flamengo ganhara o primeiro turno e disputava o segundo com o seu maior rival, o Vasco, que tinha a vantagem do empate para levar a decisão para um jogo extra. Foi um campeonato tão disputado que teve três artilheiros, cada um com dezenove golos: Zico e Cláudio Adão pelo Flamengo e Roberto Dinamite pelo Vasco.

Aos quarenta e um minutos do segundo tempo, o placar ainda insistia no zero a zero. Neste momento, o Flamengo arruma um escanteio. Zico arruma a bola para cobrar. A torcida com o coração na mão. Zico bate e a bola viaja em câmera lenta comparada à velocidade com que o Rondinelli partiu para voar por cima de toda a zaga adversária e cabecear um petardo em direção ao gol defendido pelo Leão – que estava endiabrado, defendendo tudo, até tiro do zagueiro Gaúcho contra a própria meta – e GOLLLL!!! Um gol histórico, um dos mais importantes da história da nossa Nação Rubro Negra.

O André, em suas pesquisas para fazer o cartum desta coluna, achou um detalhe muito interessante: quando Zico corre para bater o escanteio, a placa publicitária atrás dele é da OLYMPICUS, nossa atual fornecedora. Ele explica que quis colocar apenas os jogadores em evidência no lance: Zico batendo o escanteio; Roberto Dinamite, que era marcado por Rondinelli, não volta acompanhando a subida dele; Abel salta e não acha coisa alguma; e o Leão só olha a bola entrar. Ele conseguiu colocar isto tudo no desenho. Quer ver maior, clique aqui.

A importância deste gol é incomensurável. A partir dele, entramos numa sequência de cinquenta e dois jogos invictos e acumulamos vitórias, recordes e títulos em profusão, até chegarmos a Tóquio e conquistarmos, em 13 de dezembro de 1981, contra o Liverpool, o Mundial Interclubes, nossa maior glória. Para se ter uma ideia do que foi este gol, vale comentar que no final da década de 70, por todos os cantos do país, muitas crianças foram batizadas com o nome de Rondinelli. O próprio Rondinelli possui cópias de cinquenta e duas certidões de nascimentos dos seus xarás.

Por isso tudo que o Rondinelli e o seu gol são Tesouros do Magia.
MAGIA NELES!!!
EQUIPE Magia Rubro Negra

Nenhum comentário: