O psicoterapeuta disse que sou hiperativo. A criação deste blog surgiu pouco depois de ser assim diagnosticado. Segundo o site especialista Hiperatividade (que já existia antes do meu blog, mas eu não sabia!), os portadores deste distúrbio são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". Mas garante que "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" são adjetivos que descrevem muito melhor essas pessoas. Eu, particularmente, creio que sou uma mistura disso tudo aí. Cheio de muitas idéias, muitos sonhos e muitos projetos. Muita vontade e muito trabalho. Muitas vertentes e muitas atividades. Sou editor-adjunto do Crônicas Cariocas. Não deixem de visitar minhas colunas: Cinematógrafo; Crônicas; Poesias; e HQs. Ah! Visitem o Magia Rubro Negra , site de apaixonados pelo Mengão, para o qual tive o prazer de ser convidado a fazer parte da especial equipe!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Micos no Magia – Por Fabrício Mohaupt e André Costa

micos no magia banner

O amigo Conrad Rose, do Muqueca de Siri, rubro-negro apaixonado e que está escrevendo a biografia do querido presidente Gilberto Cardoso, sugeriu a seguinte ideia para a nossa coluna. Trata-se de um Mico de um técnico que é simplesmente aquele que mais comandou o Mengão em toda a nossa história. Foram 746 jogos com um aproveitamento de 64,08%.

Flávio Costa nasceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro de 1906 e faleceu no dia 22 de novembro de 1999, foi o primeiro ex-jogador do Flamengo a virar técnico do Clube. Também foi o técnico que mais comandou a equipe rubro-negra na história do clube com mais de 400 vitórias. O fato mais marcante de sua passagem pelo clube foi a conquista do Tricampeonato Carioca em 42/43/44.

Outro fato importante é que Flávio Costa é o técnico que mais conquistou títulos oficiais dirigindo o Flamengo, sete ao todo, o mesmo número de títulos conquistados pelo técnico Carlinhos. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 1939, de 1942, de 1943, de 1944 e de 1963; o Torneio Aberto do Rio de Janeiro de 1936; e o Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro de 1943.

A primeira passagem de Flávio pelo Flamengo foi em 1934 e durou até o ano de 1938. Flávio teve ainda mais outras quatro passagens pelo clube, de 1938 a 1945, uma passagem curta no ano de 1946, outra passagem em 1951 e 1952 e a ultima passagem foi de 1962 a 1965. Esta última deu origem a uma crônica do compositor brasileiro mais conhecido no seu país e no exterior, Ary Barroso. Nela, critica abertamente o Presidente Fadel Fadel por muitas coisas, inclusive a recontratação de Flávio Costa depois do que fez em 53 e é o motivo da nossa coluna.

O fato é que Ary foi à casa do técnico acompanhando o Presidente Gilberto Cardoso para convencê-lo a permanecer no cargo, para que não abandonasse o clube, seus amigos e seus atletas. Depois de algumas horas, a esposa do treinador, convidou o poeta a ir até o seu quarto. Lá, a senhora Costa abriu seu coração e deixou falar a voz da consciência: “Ary, não adianta nada vocês apertarem o ‘velho’: ele já é do Vasco!”. Traição! Ele já estava acertado com o nosso maior rival.

Castigo, entretanto, vem à cavalo. Gilberto Cardoso, sobre as cinzas de um técnico que se foi, construiu o monumento de um novo técnico, contratando aquele que era conhecido pelo apelido de “El Brujo”, Fleitas Solich. Com ele, o Flamengo arrancou para o segundo tricampeonato (1953, 1954 e 1955), o que deve ter deixado o traidor com uma enorme dor de cotovelo. Além disso, Flavio Costa acabou ficando com um grande mico no ombro, mais ou menos como no cartum abaixo.

Flavio Costa e o Mico

Querem ver o cartum do André em tamanho original? Cliquem aqui.

MAGIA NELES!!!
EQUIPE
Magia Rubro Negra
andre@magiarubronegra.com.br
fabricio@magiarubronegra.com.br

Nenhum comentário: