O psicoterapeuta disse que sou hiperativo. A criação deste blog surgiu pouco depois de ser assim diagnosticado. Segundo o site especialista Hiperatividade (que já existia antes do meu blog, mas eu não sabia!), os portadores deste distúrbio são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". Mas garante que "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" são adjetivos que descrevem muito melhor essas pessoas. Eu, particularmente, creio que sou uma mistura disso tudo aí. Cheio de muitas idéias, muitos sonhos e muitos projetos. Muita vontade e muito trabalho. Muitas vertentes e muitas atividades. Sou editor-adjunto do Crônicas Cariocas. Não deixem de visitar minhas colunas: Cinematógrafo; Crônicas; Poesias; e HQs. Ah! Visitem o Magia Rubro Negra , site de apaixonados pelo Mengão, para o qual tive o prazer de ser convidado a fazer parte da especial equipe!!!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Na frieza dos números - Por Fabrício Mohaupt e André Costa

Galera do Magia, vocês já ouviram falar nos chamados “pontos possíveis”? Quem me falou sobre isso foi o André Costa, nosso talentoso cartunista. Não só falou sobre o assunto como fez uma bela explanação e uma tabela explicativa.

O Campeonato Brasileiro conta com 20 equipes e é disputado em 2 turnos, o que nos dá 38 embates e 114 pontos em jogo. Como nunca há um campeão com 100% dos pontos e, matematicamente falando, é provável que o campeão tenha 73 ou 74 pontos, há um raciocínio que diferencia os pontos disputados dos possíveis.

Esses tais “pontos possíveis” são aqueles que os técnicos – “professores” – avaliam como os que definem o time campeão. O raciocínio é o seguinte: todos os jogos realizados em casa devem ser ganhos, a não ser os clássicos regionais que tem o empate como resultado normal; pode-se perder todos os jogos fora de casa, mas para os times considerados grandes; os considerados médios tem como resultado normal o empate e os pequenos, vitória.

A tabela que o André fez mostra os jogos que já realizamos e demonstra que a situação não é assim desesperadora. Podemos chegar ao topo da tabela ainda. A análise demonstra que perdemos pontos que não deveríamos perder para times pequenos em casa, mas, por outro lado, que o Andrade está com aproveitamento de 100% dos chamados pontos possíveis, pois ele compensou o empate em casa e a derrota para o Goiás com a vitória fora de casa sobre o Santos. É simples: segundo o raciocínio dos “professores”, tínhamos que ganhar 10 pontos nos jogos que o Andrade disputou como técnico, e isso ele fez.

O problema é que na era Cuca só conquistamos 17 pontos dos 27 “possíveis”, ou seja, um aproveitamento de 63%. Isto prova que o Andrade terá que conquistar mais do que os 100% de pontos possíveis no segundo turno, mas não é nem de longe necessária uma arrancada como aquela que tivemos em 2007 com o Joel Santana. É só termos um melhor aproveitamento em casa e contra os médios e grandes fora. Não podemos é perder pontos bobos para os pequenos. O problema é que, no primeiro turno, acima da média, só tivemos uma vitória contra o Santos e um empate com o São Paulo. Precisamos mais do que isso no returno.

Outra coisa, galera! Vejo muita gente reclamando do Adriano, mas o cara começou a jogar na 9ª rodada, o que significa dizer que jogou 11 partidas, tendo marcado 10 golos. Ora, é uma média de quase um gol por partida. Sem contar que é o artilheiro isolado da competição. O papel dele está sendo cumprido. Além disso, viram o passe que ele deu para o Éverton marcar o gol contra o Grêmio? Não foi lance isolado. Ele tem feito alguns lances bem bacanas, mas os outros perdem os golos. Fazer o quê? Ele só não pode ser convocado para a seleção para que a maldição não pegue nele como pegou nos últimos três.

É isso, galera! Este exercício que o André fez é só para demonstrar que nada está perdido e que o título ainda é possível. Vamos torcer pelo velho Tromba e lhe dar todo o apoio que merece. Na frieza dos números, ele é, até o momento, 100%. O que vocês acham?

MAGIA NELES!!!

EQUIPE Magia Rubro Negra

andre@magiarubronegra.com.br

fabricio@magiarubronegra.com.br


P.S.: O leitor Pedro Ivo fez-nos uma correção pertinente: o Adriano estreou na 4ª rodada e não na 9ª. Isso aumenta o número de partidas disputadas pelo Adriano para 16, em vez de 11, fazendo uma média de 0,63 golos por jogo. Agradecemos a leitura atenta e a correção. Informamos que a tabela foi refeita com a nova informação e que não mexemos no texto original para não deixar o comentário dele sem sentido.

Nenhum comentário: